terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dicas para montar um Roteiro

Sair sem destino, sem planejamento, sem ao menos saber onde dormir pode se tornar numa grande roubada. Então para evitar dor de cabeça o melhor é montar um roteiro, mas quando pensamos em planejar uma viagem surge a primeira pergunta: Por onde começar? Então aqui vão algumas dicas:

  1. Escolha seu destino.
  2. Quanto dias ficará no local.
  3. Transporte (viajar de carro, avião, onibus, bicicleta...).
  4. Reúna o máximo de informações sobre os lugares que irá visitar. (baladas, atrações culturais, restaurantes). É muito importante ter uma idéia da distância entre os locais e ter informações sobre o transporte da cidade.
  5. Hospedagem. Escolha lugares mais centrais e pesquise sobre o transporte na região, qual a tarifa dos ônibus e metrô, se os mesmos passam próximo ao hotel em que vai ficar e até que horas funcionam. Ter uma média de quanto os taxistas cobram. Quanto mais informação, melhor. DICA: para economizar com hospedagem a melhor escolha é um Albergue (em inglês Hostel).
  6. Alimentação. Tenha sempre uma base de quanto irá gastar com alimentação. Na internet é fácil ter informações sobre os restaurantes das cidades e seus valores. É sempre bom também se informar com o pessoal que trabalha no Hotel/Hostel.
  7. Clima. É importante saber como é o clima do destino no período em que estará lá. Isso evita ocupar espaço na mala com coisas desnecessárias.
Alguns Links úteis:

Mochileiros ( http://www.mochileiros.com ) excelente para trocar informações, lá vc fica sabendo de tudo, desde as melhores trilhas até as melhores baladas.
O viajante ( http://oviajante.uol.com.br ) site um pouco fraco, mas a seção Barbadas e roubadas vc não pode deixar de ler.
Vou de mochila ( http://www.voudemochila.com.br ) site razoável, bom para trocar informações
Guia do Viajante ( http://guiadoviajante.com ) muitas informações sobre diversos destinos.
Viaje aqui ( http://viajeaqui.abril.com.br ) site muito bom, com muitas informações e dicas. Dentro deele tem o Guia Quatro Rodas, que também é ótimo.
Como planejar a sua viagem ( http://www.comoplanejarsuaviagem.com.br ) ajuda a montar um roteiro.
Albergues no Brasil ( http://www.albergues.com.br )
Carteira de Albergue ( http://www.carteiradoestudante.com.br/main.asp?url=9&land=default&subopt=4 ) com a carteirinha de albergue vc ganha descontos nas diarias em albergue e tem outras vantagens. Tirei a minha nesse site e chegou tudo certo, dentro do prazo (20 dias).


Por enquanto é isso, espero que as dicas sejam úteis e no próximo post vou disponibilizar sites mais específicos para calcular gastos e kilometragem.

Abraços e até breve.

Nenhum comentário: